Você está aqui: Página Inicial / Curso / Curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e / ou com Atraso no Desenvolvimento: Contribuições da Análise do Comportamento aplicada (ABA)

Curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e / ou com Atraso no Desenvolvimento: Contribuições da Análise do Comportamento aplicada (ABA)

Logo.png       

OBJETIVOS DO CURSO 

Este processo seletivo tem por objetivo regulamentar a seleção de alunos para o Curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e / ou com Atraso no Desenvolvimento: Contribuições da Análise do Comportamento aplicada (ABA), na modalidade presencial. Os candidatos que concluírem integralmente o curso obterão o grau de Especialista (pós-graduação lato sensu).  

Curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e / ou com Atraso no Desenvolvimento: Contribuições da Análise do Comportamento aplicada (ABA) tem a finalidade de realizar a formação continuada presencial de portadores de diploma de curso superior. Os objetivos de aprendizado para o estudante são os seguintes:  

  • Capacitar profissionais para atuarem de acordo com os princípios da ABA (Applied Behavior Analysis – Análise do Comportamento Aplicada).  Abordagem cientificamente reconhecida como eficaz no ensino e tratamento do indivíduo com autismo. No Brasil, são escassas as propostas de formação de profissionais nestes moldes. Profissionais com esta formação estarão melhor preparados para lidar com as demandas da população com diagnóstico de autismo, até mesmo com relação à inclusão social e escolar.
  • Apresentar e discutir as bases teóricas e práticas que fundamentam a intervenção em Análise do Comportamento Aplicada em pessoas com desenvolvimento atípico. 
  • Criar e tornar disponível conhecimentos que possam ser incorporados pela população individual e institucional envolvida no atendimento da pessoa com autismo.
  • Proporcionar um campo de atuação para os profissionais envolvidos na área do autismo.
  • Melhorar a qualidade dos serviços prestados a essa população e das instituições prestadoras destes serviços. 


PÚBLICO ALVO: Profissionais das áreas da educação e da saúde, tais como: Psicologia, Educação, Fonoaudiologia, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Educação Física, Fisioterapia, Direito, áreas afins e pais/educadores de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo/Desenvolvimento Atípico. 


PROGRAMA PREVISTO PARA O CURSO (CARGA HORÁRIA TOTAL: 400 HORAS):

  • Princípios Básicos em Análise do Comportamento – 50 horas
  • Análise do Comportamento Aplicada I - Introdução à Pesquisa Aplicada – 50 horas
  • Análise do Comportamento Aplicada II – Avaliação – 50 horas
  • Análise do Comportamento Aplicada III – Comportamento Verbal – 50 horas
  • Métodos para o Estudo do Comportamento Individual – 50 horas
  • Análise do Comportamento Aplicada – Prática – 100 horas
  • Introdução à Metodologia de Pesquisa – 50 horas 


CURSO PRESENCIAL: O curso oferecido é presencial aos sábados (quinzenalmente), com aulas em sala, permitindo a necessária interação com o facilitador e os demais professores, valorizando a socialização dos conhecimentos e os contatos pessoais, indispensáveis para a melhor formação dos participantes.  

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: As inscrições serão aceitas exclusivamente durante o período de 23/11/2015 a 31/03/2016 através do e-mail  

*Os documentos a anexar deverão ser enviados necessariamente no formato PDF.  


LOCAL DAS AULAS: As aulas serão ministradas no Campus São Carlos|SP da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar à Rodovia Washington Luís, km 235 -SP-310 - São Carlos|SP - CEP 13565-905.

AULAS: Aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h. Duração total prevista para o Curso, 24 meses. Início em 09/abril/2016. A data de início das aulas poderá ser alterada, mediante aviso com antecedência. 

CORPO DOCENTE: Altamente qualificado e com ampla experiência. Professores de Universidades Públicas. Mestres e Doutores. Especialistas na área. Profissionais da área em atividade. 

CERTIFICADOS: Os concluintes do curso receberão certificados de Especialistas, na área do curso, nos termos da Resolução CNE/CES 01/07 do Conselho Nacional de Educação, válidos e reconhecidos em todo o território nacional. 

SELEÇÃO PARA O CURSO: A seleção para o curso ocorrerá através da análise do Currículo LATTES (prova de títulos), do interessado de caráter classificatório e cuja pontuação final em ordem decrescente (da maior nota para a menor nota) determinará a classificação e se dará após o prazo de encerramento das inscrições. Os candidatos selecionados serão comunicados por e-mail.  

INVESTIMENTO - VALORES: Serão 24 parcelas de R$390,00, totalizando R$9.360,00. A partir do 05º dia útil de cada mês, sendo que a primeira parcela terá vencimento no mês de abril de 2016.  

**Bolsa Comunidade Interna (vínculo com a UFSCar): Podem concorrer os docentes, os técnico-administrativos, de laboratórios e os discentes regularmente matriculados nos programas de pós-graduação da UFSCar.


*Outras informações entrar em contato pelo e-mail  ou pelo telefone (16) 3306-6712 de segunda à sexta-feira das 8h30min às 11h30min.