Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A importância do ensino de habilidades sociais para autistas

A importância do ensino de habilidades sociais para autistas

 

No dia 13 de junho, tem mais uma edição dos Seminários Avançados de Análise do Comportamento Aplicada, do Instituto LAHMIEI Autismo. Desta vez, as professoras Gabriela Esteves Lopes e Ingrid Comparini vão falar sobre a importância do ensino de habilidades sociais para autistas. A aula online acontece das 9 às 11 horas. Após a apresentação, haverá uma discussão do conteúdo da atividade com as docentes.

Gabriela Esteves Lopes já realizou pesquisas na Salem State University, nos Estados Unidos. A cientista analisa comportamentos, como: escolha, impulsividade, cooperação e autocontrole em crianças portadoras de autismo e crianças típicas. Como pesquisadora, já foi premiada pela Sociedade Brasileira de Psicologia, por um estudo que analisou conceitos de generosidade e altruísmo na infância. O trabalho foi realizado ao lado dos professores Celso Goyos e Giovana Escobal, coordenadores do Instituto LAHMIEI Autismo.

Com artigos publicados em livro e periódicos - no Brasil e exterior, Gabriela é mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde atualmente cursa o doutorado em Análise Experimental. Na mesma Instituição, Gabriela se especializou em Análise do Comportamento Aplicada a Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e Linguagem. A professora ainda é pós-graduada em Psicologia Jurídica pelo Instituto Brasileiro de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ). Psicóloga no Instituto Abacare, em Ribeirão Preto, Gabriela trabalha nas áreas de atraso temporal e tomada de decisão.

A professora Ingrid Comparini já teve publicadas, em livro, análises abordando a avaliação criativa e cognitiva em crianças, em obras que tratavam do parecer psicológico da inteligência e das funções comportamentais infantis. A professora também já publicou artigos em periódicos sobre indicadores emocionais e apresentou trabalhos em Congressos internacionais sobre como estimular a criatividade e o desenvolvimento infantil por meio da contação de histórias.

Docente, na faculdade Anhanguera, das disciplinas Análise Experimental do Comportamento e Avaliação, e Medidas em Psicologia; e Mestre em Psicologia como Profissão e Ciência na Pontifícia Universidade Católica, de Campinas, Ingrid é especialista em Clínica Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento, no qual também atua como supervisora. A professora ainda pesquisa dificuldades comportamentais em crianças.

O acesso à sala virtual dos Seminários Avançados de Análise do Comportamento Aplicada é exclusivo para alunos do LAHMIEI que tenham e-mail institucional @ufscar! As atividades, optativas, serão certificadas pela UFSCar. Já foram abordados nas aulas online do LAHMIEI problemas de comportamento; treinamento de habilidades funcionais; Ensino de Repertório Matemático; os direitos das pessoas autistas; metodologia de estudos; práticas baseadas em evidências; e artigos científicos.