Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ética nos serviços de Análise do Comportamento Aplicada é tema de Seminário Internacional sobre autismo

Ética nos serviços de Análise do Comportamento Aplicada é tema de Seminário Internacional sobre autismo

 

A Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental aprovou um documento com critérios que estabelecem parâmetros de formação e atuação para terapeutas que oferecem atendimento para crianças autistas baseado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o mais indicado para esses casos. A conquista foi comemorada por especialistas da área. 

De acordo com o professor Pedro Faleiros, coordenador acadêmico do Instituto LAHMIEI Autismo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), infelizmente, uma boa parte dos profissionais presta esse tipo de serviço sem ter a formação, o conhecimento e a experiência prática adequadas. “Todos esses são requisitos fundamentais para atuar com essa população”, ressalta o especialista. 

A Análise do Comportamento Aplicada, voltada ao Transtorno do Espectro Autista, vem crescendo como uma terapia eficaz nos últimos anos no Brasil. Hoje em dia, há tecnologias desenvolvidas e conhecimento dos comportamentos humanos para proporcionar autonomia e melhor qualidade de vida aqueles que necessitam, mas muitas vezes ainda falta o básico: a ética. 

Tendo em vista essa realidade preocupante, o XVII Seminário Internacional do Instituto LAHMIEI Autismo, que acontece no dia 22 de agosto - totalmente online, terá como tema “Ética em intervenções em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). O professor Pedro participa da programação do evento falando sobre essa questão em uma mesa-redonda ao lado dos professores Ricardo Martone e Marcos Garcia, ambos docentes do LAHMIEI. 

“O desafio de fazer com que todos os profissionais pautem a sua atuação em princípios éticos e científicos da Análise do Comportamento e promovam serviços que melhorem as condições dos autistas é de toda a sociedade, assim como os benefícios dessa atitude”, lembra o professor. 

As inscrições para o XVII Seminário Internacional do Instituto LAHMIEI Autismo já estão abertas pelo site www.seminarioaba18.faiufscar.com. Na página também está disponível a programação completa e outras informações. Alunos e ex-alunos do LAHMIEI têm desconto na taxa de inscrição. O evento é realizado com o apoio do Instituto ABAcare.