Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Palestra aborda independência no aprendizado de pessoas com autismo

Palestra aborda independência no aprendizado de pessoas com autismo

Palestra aborda independência no aprendizado de pessoas com autismo

A professora Catia Cividini-Motta, da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, estará no XVIII Seminário Internacional do Instituto LAHMIEI Autismo

 

O tratamento para o autismo busca oferecer qualidade de vida e tornar as pessoas o mais independentes possível, dentro das condições apresentadas por cada uma delas. Para isso, terapeutas em todo o mundo têm usado técnicas baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) as mais adequadas para esse tipo de assistência, para ajudar autistas das mais variadas idades a terem mais autonomia. 

De acordo com a professora Catia Cividini-Motta, da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, para ensinar novas habilidades e comportamentos para os autistas, são usados alguns métodos e dicas, porém, o ideal é que após um certo tempo, as crianças com autismo não dependam destas dicas, ou mesmo de instruções, de outras pessoas.  

O assunto será o tema de uma das palestras do XVIII Seminário Internacional do Instituto LAHMIEI Autismo, sediado no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A professora Catia, que é especialista na avaliação e no tratamento de comportamentos problemáticos e na formação de pais e profissionais para ensinar habilidades para autistas, é uma das convidadas. 

A especialista vai falar sobre o que é a dependência de dicas, o que pode causar esse comportamento e sobre intervenções baseadas em ABA, comprovadamente eficazes, para melhorar o aprendizado. O evento, que será totalmente virtual, acontece no dia 22 de agosto e a palestra será ministrada em português. As inscrições já estão abertas.  

Especialistas do Brasil e convidados de outros países já confirmaram presença. Com o tema "Ética em intervenções em ABA", a programação, que começa às 8h30, conta com palestras, mesas-redondas e apresentação de pesquisas. Alunos e ex-alunos do LAHMIEI têm desconto na taxa de inscrição. O XVIII Seminário Internacional do Instituto LAHMIEI Autismo é realizado com o apoio do Instituto ABAcare. Mais informações em www.seminarioaba18.faiufscar.com.