Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pesquisadora produz vídeos para ensinar professores a lidarem com crianças autistas

Pesquisadora produz vídeos para ensinar professores a lidarem com crianças autistas

 

A realidade de muitos professores da educação básica tem sido frustrante quando esses profissionais precisam lidar com o ensino de crianças autistas. Relatos de educadores e pesquisas científicas apontam que mesmo aquelas pessoas formadas em educação especial encontram grandes dificuldades na hora de trabalhar com alunos com autismo, principalmente, relacionadas ao comportamento desses pequenos estudantes. 

Para ajudar os colegas de trabalho e, consequentemente, seus alunos, a professora da rede municipal de São Carlos Viviane Macedo, produziu três vídeos que ensinam algumas técnicas baseadas na Análise do Comportamento Aplicada para quem ainda não conhece a maneira correta de ensinar autistas. 

Com o material, desenvolvido durante o mestrado da pesquisadora, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carslos (UFSCar), os professores vão poder aprender a aplicar uma das várias avaliações de preferência de escolha que existem na literatura científica. A educadora, que se especializou no Instituto LAHMIEI Autismo da UFSCar, explica que identificar os itens reforçadores de uma criança é uma das ferramentas fundamentais para instalar e fortalecer novos comportamentos. 

Nos vídeos, é ensinado desde os detalhes de como organizar o ambiente, até registrar as informações da maneira correta e aplicar os procedimentos. A professora espera que os educadores possam entender como analisar o comportamento das crianças autistas para que seja mais fácil saber quais tarefas ensinar e como ensinar. A dissertação de mestrado, que deu origem aos vídeos, foi orientada pelo professor Celso Goyos, docente do Departamento de Psicologia da UFSCar, e será defendida no fim de setembro. Os tutoriais serão divulgados após a defesa.