Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seminário Internacional do Instituto LAHMIEI promove apresentação de pesquisas sobre o tratamento do autismo

Seminário Internacional do Instituto LAHMIEI promove apresentação de pesquisas sobre o tratamento do autismo

 

Diversas pesquisas científicas relacionadas ao tratamento de pessoas autistas serão apresentadas durante o XVIII do Seminário Internacional do Instituto LAHMIEI Autismo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nessa edição, o evento será totalmente virtual e acontece no dia 22 de agosto. 

Além de uma programação com palestras e mesas redondas, os formandos da sexta turma do Curso de Especialização “ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem”, oferecido pelo próprio LAHMIEI, vão apresentar durante o Seminário seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). A formatura dos alunos foi adiada no mês de março seguindo as recomendações das autoridades da área da saúde para proteger todos os envolvidos do novo coronavírus. 

Os estudantes aprovados se tornarão especialistas no tratamento para o autismo baseado na Análise do Comportamento Aplicada, terapia cientificamente comprovada e que alcança os melhores resultados. As pesquisas apresentadas no evento abordam o aprendizado de comportamentos e habilidades variadas. Serão tratados desde o ensino do contato visual com a participação da família, de como lidar com birras, de brincar e montar brinquedos, até como ensinar crianças autistas a usarem o banheiro. 

Algumas pesquisas ainda abordam o ensino da fala para crianças autistas. A prática dos protocolos descritos no livro “ABA: Ensino da Fala para Pessoas com Autismo”, de autoria do professor Celso Goyos, docente do Departamento de Psicologia da UFSCar e coordenador do Instituto LAHMIEI, também está entre os estudos que serão apresentados. A lista completa com o título dos trabalhos está abaixo.

As pesquisas serão apresentadas das 10h30 às 12h00 e das 15h30 às 17h30. A programação completa do XVIII Seminário Internacional do Instituto LAHMIEI Autismo, que começa às 8h30, está em www.seminarioaba18.faiufscar.com. Na página também é possível se inscrever para o evento. Especialistas do Brasil e convidados de outros países já confirmaram presença, assim como centenas de participantes. Alunos e ex-alunos do LAHMIEI têm desconto na taxa de inscrição. O Seminário é realizado com o apoio do Instituto ABAcare. Mais informações www.seminarioaba18.faiufscar.com.

 

Uso de videomodelação para o ensino do brincar. 

Ensino do comportamento de montar brinquedos para crianças com TEA utilizando a videomodelação. 

Aplicação dos Protocolos descritos no livro ABA: Ensino da Fala para Pessoas com Autismo para ensino do ecóico generalizado em crianças com TEA. 

Ensino de imitação generalizada para criança com autismo. 

Ensino de contato visual sob controle instrucional em procedimento de tentativas discretas com a participação da família. 

Treino de imitação motora com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para a aquisição de novos comportamentos em ambiente natural. 

Efeitos Reforçadores de vídeos e imagens digitais sobre a aquisição de discriminações simples por crianças com Transtorno do Espectro Autista. 

A eficácia de reforçadores no treino de toalete para crianças com autismo. 

Ensino de completar músicas por meio do operante intraverbal com crianças autistas. 

Um estudo comparatvo de duas variações de ensino de ecoico para crianças com TEA. 

Uso da videomodelação e videomodelagem na aquisição do comportamento Intraverbal em duas crianças diagnosticadas com TEA. 

Operante Verbal Generalizado: Uso de Instrumento de Respostas Intraverbais em uma criança com Transtorno do Espectro Autista. 

A efetividade do Treino de tentativas discretas no ensino de expressões faciais em crianças com TEA.