Você está aqui: Página Inicial / Notícias / XVIII Seminário Internacional do Instituto LAHMIEI Autismo aborda ética no tratamento

XVIII Seminário Internacional do Instituto LAHMIEI Autismo aborda ética no tratamento

 

Estão abertas as inscrições para o XVIII Seminário Internacional do Instituto LAHMIEI Autismo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No dia 22 de agosto, especialistas do Brasil e convidados de outros países estarão juntos para abordar o tratamento de pessoas autistas. Em 2020, em uma edição totalmente online, o evento terá como tema “Ética em intervenções em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). 

As técnicas baseadas em ABA se popularizaram em Harvard, nos Estados Unidos, e são as indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como as mais adequadas para o tratamento do autismo. “Avanços de qualidade só podem ser conquistados com o trabalho de vários profissionais integrados em um mesmo programa terapêutico ABA, trabalhando com o mesmo objetivo”, explica Celso Goyos, professor do Departamento de Psicologia da UFSCar e coordenador do Instituto LAHMIEI Autismo. 

De acordo com o docente, a falta de conhecimento sobre o melhor tratamento existente no mercado é preocupante. “Escolhemos a ética como tema desta edição do Seminário Internacional, pois é uma questão muito em pauta devido à grande quantidade de profissionais que se apresentam como especialistas em ABA e, na verdade, não são capacitados para oferecer o atendimento”, conta Celso. 

Em mesas redondas, serão relatadas diferentes experiências nos serviços de tratamento do autismo e discutidos os principais problemas envolvendo a falta de ética no mercado. Participam dos debates professores do Curso de Especialização “ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem” do Instituto LAHMIEI. 

Os formandos da pós-graduação também integram a programação do evento apresentando pesquisas realizadas ao longo do curso. Além disso, o Seminário Internacional conta com palestras que vão abordar o comportamento de crianças que não realizam atividades sem ajuda de terapeutas, com Catia Cividini-Motta, da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos; e estratégias para promover variabilidade no comportamento, com Thomas Higbee, da Universidade do Estado de Utah, também nos Estados Unidos.     

A programação do XVIII Seminário Internacional do Instituto LAHMIEI Autismo tem início às 8h30 da manhã e pode ser conferida na integra no site www.seminarioaba18.faiufscar.com. As inscrições estão abertas e, para alunos e ex-alunos LAHMIEI há desconto no valor. O evento é realizado com o apoio do Instituto ABAcare.