Você está aqui: Página Inicial / Pesquisadores / Equipe de Trabalho

Equipe de Trabalho

Docentes 

Celso.pngAntonio Celso de Noronha Goyos |  |Lattes

Professor Associado Nível 4 do Departamento de Psicologia da UFSCar. Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), Mestrado em Applied Behavior Analysis/Psychology - Western Michigan University (1978), Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1986). Estágios de pós-doutorado na Universidade do País de Gales - Reino Unido, Universidade de Kansas e na Universidade da California - San Diego. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo: Avanços no Tratamento e Pesquisa da UFSCar, atua como orientador de mestrado e doutorado credenciado nos programas de Psicologia e Educação Especial da UFSCar. Coordenador da Escola São Paulo de Ciência Avançada: Autismo e do Instituto LAHMIEI - Autismo. Editor-chefe da International Journal of Behavior Analysis Applied to Autism Syndrome Disorders (IJOBAS), e membro do corpo editorial do European Journal of Behavior Analysis e The Analysis of Verbal Behavior. Atua nas áreas de Análise do Comportamento Aplicada ao autismo e a indivíduos com atraso no desenvolvimento intelectual e verbal e a processos de tomada de decisão. Bolsista produtividade até 2014 e consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CAPES, e FAPESP. 

Antonio Jayro da Fonseca Motta Fagundes |  |Lattes

Mestrado (1976) e doutorado (1988) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Experiência em Psicologia, com ênfase em Observação Comportamental, Condicionamento Animal, Terapia com Ajuda de Animais e Projetos de Pesquisa; em editoração de livros e periódicos científicos; em revisão e normalização de textos de relatórios científicos e similares. Autor do primeiro livro sobre observação comportamental escrito em português (1981), 16ª edição em 2010, adotado em cursos de Psicologia e afins. Pioneiro (desde 1982) no trabalho sistemático em TV, Cinema, Publicidade, Teatro e eventos, aplicando princípios de Psicologia na preparação de animais para desempenharem o roteiro pré-estabelecido e também no preparo de bebês e crianças (desde 1999) para a mesma finalidade, tendo realizado mais de 1.000 trabalhos nessa área, com cerca de 250 diferentes espécies animais, que envolveram mais de 2,5 milhões de indivíduos. Atualmente, além de ser professor (por vocação e com muito orgulho), lecionando Observação Comportamental e disciplinas voltadas para a pesquisa em Psicologia, como titular (e Emérito) na Universidade Guarulhos (começando em 1974), e orientando Trabalhos de Conclusão de Curso, continua preparando bebês, crianças e animais para atuarem em filmes, novelas, fotos e eventos; bem como dedica-se a realizar trabalhos de editoração de livros (a partir de 1980), revisão e normalização de textos de relatórios de pesquisa e afins (desde 1972). É membro efetivo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Comissão de Estudo de Documentação.

Christiana Gonçalves Meira de Almeida

Christiana Gonçalves Meira de Almeida  |Lattes

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (com doutorado sanduíche na The University of Kansas - Estados Unidos), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, especialização em Psicologia da Saúde, graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui três anos de experiência como psicóloga clínica com atendimento a crianças, adolescentes e adultos, cinco anos de experiência como docente no ensino superior na modalidade presencial e a distância, um ano e meio como coordenadora de serviços escola em psicologia das Faculdades Integradas de Ourinhos. 

              

Frans Van Hareen   |Lattes

Diretor da Autism Early Intervention Clinics e da ABA Academy, Presidente da ABAtutors, todas com o objetivo de melhorar o tratamento e o prognóstico de crianças com diagnóstico de Autismo e outros atrasos no desenvolvimento utilizando os princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), em ambiente domiciliar, na escolha e na comunidade. Possui treino extensivo e perícia em Analise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento Aplicada e Farmacologia e Toxologia Comportamental. É especialista em desenvolver e implementar estratégias de intervenção individual para facilitar a aquisição de habilidades de comunicação, sociais, autocuidado e acadêmicas em crianças e adolescentes com autismo.

GiGiovana Escobal Mucholin |  |Lattes

Mini-currículo: Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2001-2004). É Especialista em análise do comportamento aplicada ao autismo: Avanços no tratamento e pesquisa. Possui Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2005-2007), Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2007-2010). Pós-doutora em Psicologia, com bolsa FAPESP (2010/11201-9). É Diretora do Instituto ABAcare e professora de Educação Especial na Prefeitura Municipal de São Carlos. É Editora Associada da International Journal of Behavior Analysis and Autism Spectrum Disorders ( IJOBAS). Atuou em disciplinas da graduação e pós-graduação, co-orientou informalmente pesquisas de vários dos demais membros do laboratório e foi orientadora credenciada pela FAPESP para bolsas de Iniciação Científica. Realizou estágio de pesquisa no exterior na University of Kansas, Lawrence, sob supervisão de Richard Saunders durante o mestrado e realizou estágio de doutoramento sanduíche no Departamento de Psicologia da Universidade da California, campus San Diego, com orientação do Prof. Dr. Edmund Fantino e da Profa. Dra. Stephanie Stolarz-Fantino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Comportamento, deficiência intelectual, autismo, tomada de decisão econômica, escolha, preferência, autodeterminação, controle ambiental e preparação para o trabalho, além de ensino de habilidades acadêmicas e redução de comportamentos inadequados e disfuncionais. Realiza consultoria em ABA para crianças, adolescentes e adultos com TEA e/ou atrasos no desenvolvimento intelectual e/ou de linguagem, além de realizar capacitação de profissionais e familiares e realizar consultorias no país todo.

Carol Maertone

Maria Carolina Correa Martone  |Lattes

Mestre pelo PUC-SP, Psicologia Experimental- Análise do Comportamento e Doutoranda pela Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós- Graduação em Psicologia. Residência no centro educacional de tratamento para crianças com autismo - The New England Center for Children, 2008-2009, Massachusetts -USA. Professora do curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e / ou com Atraso no Desenvolvimento: Contribuições da Análise do Comportamento aplicada (ABA) do Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (Lahmiei)- Universidade Federal de São Carlos- UFSCar e da especialização em Análise do Comportamento Aplicada do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Neurociências (NEPNEURO) Goiânia/GO. Coordenadora da Fundação PANDA (Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Aprendizagem), Ribeirão Preto-SP. Consultoria em ABA para famílias e treinamento para pais e profissionais.  

         

Neil Martin |  |Lattes

Dr. Martin trabalha como Analista do Comportamento (como clínico, acadêmico e pesquisador) desde 1990. Ele possui doutorado pela Universidade de Reading (Reino Unido) e obteve sua certificação junto ao BACB em 2002. Foi um dos primeiros Analistas do Comportamentos certificados pela BACB no Reino Unido. Tem diversos artigos publicados nos principais periódicos da área de Análise do Comportamento, como o Journal of Applied Behavior Analysis (JABA), The Behavior Analyst, The Journal of Autism and Developmental Disorders entre outros. Possui interesse especial no uso de tecnologias, como mídia e softwares, relacionadas ao ensino e a pesquisa. Atualmente, é Diretor de Desenvolvimento Internacional da BACB e  trabalha na expansão do número de Analistas do Comportamento, ministrando cursos ao redor do mundo.

Pedro Bordini

Pedro Bordini Faleiros |  |Lattes

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Doutor em Psicologia Experimental pela USP/São Paulo (2009). Atualmente é coordenador do curso de graduação em Psicologia da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep. Editor Associado da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva e Editor da Revista Impulso. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: análise experimental do comportamento, cooperação, dilema do prisioneiro e práticas culturais.

Ricardo MartoneRicardo Martone |  |Lattes

É graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), doutor em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2008) e pós-doutor em Psicologia Experimental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Foi pesquisador visitante na University of North Texas (EUA) no biênio 2006-2007. Atualmente é professor do Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada do Núcleo Paradigma. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica e Análise de Práticas Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia comportamental, análise do comportamento aplicada (ABA), análise experimental do comportamento, behaviorismo radical, análise funcional, análise do comportamento e análise dos processos de variação e seleção e de práticas culturais segundo a perspectiva da análise do comportamento. 

Pesquisadores Colaboradores 

Mari

Marileide Antunes de Oliveira  |Lattes

Possui Licenciatura Plena em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Bauru (2007). Durante a graduação, obteve experiência em pesquisa aplicada envolvendo contextos educacionais e também atuou como estagiária em Psicologia Clínica, Psicologia Escolar e Psicologia Organizacional. Obteve título de Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Bauru (2008). No mestrado, avaliou um modelo de intervenção psico-pedagógica na capacitação de uma professora de sala de recursos para a implementação de adequações curriculares. Obteve título de Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar (2012). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Manitoba/Canadá de agosto de 2010 a agosto de 2011, com o apoio do CNPq. Durante o doutorado, investigou procedimentos para ensinar universitários a aplicarem tarefas de escolha de acordo com o modelo, com o apoio da CAPES. Marileide foi bolsista de pós-doutorado da Universidade de Manitoba, com o apoio do CNPq de agosto de 2012 a agosto de 2013. Atualmente, é docente do curso de Psicologia do Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena (AJES)/Campus de Juína - Mato Grosso, professora colaboradora do curso de especialização Lato Sensu em ABA da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisadora do grupo GEPEDEC na UNESP/Bauru. Seus interesses de pesquisa atuais envolvem ensino de professores, procedimentos de ensino de leitura, análise comportamental aplicada, sistema personalizado de ensino online.

Doutorado 

André Luíz Ferreira  |Lattes André

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Atualmente é Mestrando do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal da São Carlos (UFSCar), e pesquisador colaborador do Instituo LAHMIEI. Desenvolve pesquisa sobre Comportamento Corrupto na área de Tomara de Decisão e Teoria dos Jogos. Possui interesse em Comportamentos Sociais, Tomada de Decisão, Jogos Econômicos, Comportamento Político e Corrupção.

 GabrielaEstevesLopes.jpg

Gabriela Esteves Lopes  |Lattes

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pós-graduada em Psicologia Jurídica pelo Instituto Brasileiro de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ). Trabalha com restrição temporal e impulsividade. Realizou pesquisas em 2013, na Salem State University, sob supervisão da Dra. Darlene Crone-Todd 

 

Mestrado 

Dafne Pavanelli Fidelis  |LattesDafne

Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestra em Psicologia da Universidade Federal da São Carlos (UFSCar), no Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI), desenvolvendo pesquisa na área de tomada de decisão. 

 

 

 

Natalia Ciarlini

Nathalie Cerqueira Ciarlini  |Lattes

Graduação e Formação em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2007). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí -UFPI (2009), Especialista em Gestão em Saúde pela UAPI/UFPI (2011), Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia (2012), Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela FAESPI (2015), Cursando Pós-Graduação em Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e/ou com Atraso de desenvolvimento intelectual: Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) - UFSCar.